Scroll Top

Curiosidades Dicas e Truques

10 Técnicas de Foco Para Quem Não Consegue se Concentrar em Nada Por Muito Tempo!

Gostou do post? Avalie!

Televisão, computador, celular, tudo parece querer desviar nosso foco o tempo todo e atrapalhar a concentração em algo especifico por um longo período. Se você se identifica com o problema, conheça técnicas simples que ajudam a manter a atenção e evitar distrações quando precisa estudar ou terminar uma tarefa no trabalho:

trabalho

Técnicas de Concentração para Manter o Foco

1. Antes mesmo de começar a estudar ou se empenhar em determinada tarefa que exige foco total, tire 10 minutos para relaxar e descontrair. Tire e controle o tempo para ver o vídeo engraçadinho que te encaminharam, leia mensagens recebidas e responda e-mails. Assim você evita as distrações no meio do caminho.

concentracao

2. Faça pausas estratégicas para descansar a mente. Estabeleça, por exemplo, 30 minutos de atividades concentradas e realize breves intervalos para beber água, caminhar ou fazer algo leve. Voltar às tarefas com a mente fresca ajuda na concentração e agiliza seu trabalho.

3. Faça anotações à mão. Por mais que seus trabalhos e estudos precisem ser entregues digitados, tomar notas em um bloquinho, com papel e caneta, é mais útil para memorização e concentração, segundo estudos científicos.

4. Estudar ou trabalhar com ou sem música é muito pessoal e depende de como cada pessoa reage a estímulos sonoros para se concentrar. Se tem mais foco longe do silêncio, faça uma playlist com canções que já conhece. Uma música nova pode exigir atenção do cérebro e atrapalhar suas funções.

mulher-estudando

5. Procure mascar um chiclete por 30 minutos. O truque pode fazer com que você se concentre em determinada tarefa e estimular as memórias visual e auditiva.

6. Dê preferência para luzes brancas e evite as lâmpadas amareladas ou coloridas no ambiente de trabalho ou estudo. Elas cansam mais rapidamente e podem prejudicar o foco e a concentração.

7. Faça da meditação um hábito diário. Apenas alguns minutos esvaziando a mente e relaxando, prestando atenção à respiração, já ajudam a aumentar a concentração e melhorar o rendimento nos estudos e no trabalho.

ideia-criatividade

8. Antes de se sentar para estudar, certifique-se que tem à mão todos os materiais que precisa para realizar as tarefas. Se você precisar se levantar e ir atrás de objetos ou livros, pode acabar se distraindo e interrompendo o fluxo da concentração.

9. Fuja do “piloto automático” no trabalho alternando os afazeres. A técnica ajuda a manter o cérebro mais ativo e evita que o cansaço ou monotonia roubem seu foco.

10. Beba água constantemente. O corpo e a mente ficam mais cansados quando estão desidratados e uma queda no metabolismo provocada pela falta de líquidos pode derrubar sua energia e atrapalhar a concentração.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.