Scroll Top

Curiosidades

23 Regras SIMPLES de Etiqueta Para Você Nunca Fazer Feio na Mesa!

23 Regras SIMPLES de Etiqueta Para Você Nunca Fazer Feio na Mesa! 2.50/5 (50.00%) 2 votes

Algumas regras de etiqueta até podem parecer exageradas, mas devemos admitir que outras são essenciais à mesa. Afinal, quem não quer estar ao lado de pessoas educadas e de modos agradáveis? Além disso, eventos formais exigem o máximo de elegância e um pouco de conhecimento para não fazer feio em meio a tantos talheres e taças. Neste post, porém, iremos focar apenas nas boas maneiras. Separemos 24 dicas que você deve seguir:


1. Mastigue de boca fechada
: Esta é uma dica que deve ser seguida em todas as situações.
Na verdade, ela nem precisava ser lembrada, mas ainda há quem mastigue de boca aberta e fale enquanto está mastigando.

2. Não coloque os cotovelos sobre a mesa: A maioria das pessoas não se importam mais com essa regra.
No entanto, procure evitar colocar os cotovelos sobre a mesa, para não ocupar o espaço de quem está ao seu lado nem passar uma imagem de desleixo.

3. Coloque o guardanapo de tecido no colo: A primeira coisa a ser feita é desdobrar o guardanapo. Se ele for muito grande, dobre ao meio. Se for pequeno, deixe-o todo aberto. Feito isso, coloque o guardanapo no colo e use, mantendo os lábios secos e limpos.

4. Use adequadamente os talheres: Use o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita do início ao fim. Segure os talheres com os dedos e não com a palma da mão fechada – isso dá a impressão de que você está com medo de que a comida fuja do prato.
Corte o alimento à medida que for comendo e não previamente.

Quando não estiver usando a faca, apoie-a sobre a borda superior do prato, deixando-a levemente inclinada para baixo e a parte do fio/serra dentro do prato. Não segure o garfo o tempo todo. Você pode soltar quando for usar o guardanapo ou até quando estiver mastigando.
Se você já começou a comer, não permita que os talheres fiquem sobre a mesa outra vez.

Por fim, quando acabar a refeição, posicione os talheres um ao lado do outro, com o garfo à esquerda e a faca (com a serra voltada para dentro) à direita. Os cabos dos talheres devem estar voltados para você ou levemente para a direita.

5. Mantenha a postura: A pessoa quando fica sentada pro muito tempo, tende a se cansar e, com isso, acaba curvando o corpo.
Se você perceber isso, endireite-se discretamente.

6. Dê garfadas pequenas: Não é só questão de beleza, mas é uma regra estratégica. Se você der pequenas garfadas, poderá engolir o alimento mais rápido e terá tempo para conversar. É muito feito falar com a boa cheia.

7. Sirva-se aos poucos: Nunca encha o prato de maneira que ele transborde. Coloque a comida em quantidade modera e, se continuar com fome, repita.

8. Pense nos outros que estão à mesa, antes de se servir: Olhe bem para o que tem na mesa e calcule mentalmente quantas porções é possível servir para cada pessoa. Se tiver, por exemplo, dez pedaços de carne e oito pessoas para comer, então se sirva apenas com um pedaço. Faça isso sempre para não errar.

9. Mastigue devagar: Mastigue muitas vezes e sem pressa.
10. Jamais gesticule com os talheres na mão

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.