Scroll Top

Uncategorized

8 Primeiros Sintomas da AIDS Que Todo Mundo Deve Saber!

8 Primeiros Sintomas da AIDS Que Todo Mundo Deve Saber! 4.00/5 (80.00%) 4 votes

A AIDS é uma doença incurável que atinge as células do corpo sendo, muitas vezes, descoberta quando já se encontra em estágios bastante avançados de infecção. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é conhecida, é causada por um vírus que destrói as células de defesa do corpo, deixando o organismo vulnerável a qualquer tipo de doença, fazendo de um simples resfriado, um ataque severo à saúde.


Ainda enfrentada como um tabu e vista com bastante preconceito, a AIDS tem sintomas iniciais pouco conhecidos e que precisam ser debatidos para que a informação se torne um importante aliado das pessoas em prol da saúde e da vida.

Mesmo sendo um tema que ainda assusta as pessoas, devido à alta taxa de mortalidade que a doença apresenta e pelo fato da ciência ainda não ter encontrado uma cura para combater o vírus, os portadores do HIV, ao contrário do que acontecia na década de 1980, quando os primeiros pacientes foram detectados, conseguem viver com maior qualidade de vida, graças aos tratamentos à base de coquetéis de remédios que visam minimizar as agressões causadas pelo vírus.

É importante saber que os primeiros sintomas da AIDS costumam aparecer 20 dias após o contágio e se assemelham muito aos sinais da gripe.Por esse motivo, muitas pessoas acabam ignorando o quadro, o que acaba pondo em risco não só a saúde do portador, mas também a de outras pessoas que podem ser contaminadas através do contato sexual sem proteção, com indivíduos soropositivos.

A atenção aos primeiros sintomas da AIDS, caso a pessoa tenha ficado exposta a uma situação de risco, através de uma relação sexual sem proteção ou contato com sangue contaminado, é extremamente importante, pois passados os sinais iniciais, o vírus pode ficar encubado até por anos, sem que nenhum outro sintoma se apresente.

Apesar de se falar bastante sobre a doença e suas formas de contágio, seus efeitos e os sinais que apresentam no corpo são pouco disseminados, o que pode, muitas vezes, prejudicar pessoas que venham a contrair a doença.

Por isso, é essencial que todas as pessoas conheçam quais os primeiros sintomas da AIDS, para que seja possível disseminar, cada vez mais, a informação sobre essa grave patologia e aumentar as chances de tratamento, logo no estagio inicial da doença, além de evitar que outras pessoas sejam contaminadas.

Veja, a Seguir, Quais são os Primeiros Sintomas da AIDS Que Todo Mundo Deve Saber:

1 – Tosse Seca Prolongada

Tossir persistentemente sem catarro e ter aquela sensação incômoda de garganta arranhando o tempo todo é um dos primeiros sintomas da AIDS o que, muitas vezes, é entendido como indício de resfriado ou gripe.

Quando a tosse seca ininterrupta é sintoma da AIDS, nesse caso, não há o aumento das amígdalas nem a presença de pus.

2 – Febre Constante

A febre é um dos principais sintomas da gripe e, por isso, quando ela aparece, as pessoas costumam associá-la diretamente a esta doença, eliminando outras possíveis causas de sua aparição, o que pode ser um risco se o verdadeiro motivo da febre for o vírus HIV.

As febres constantes são um dos principais sintomas iniciais da AIDS e se manifestam em cerca de 80% dos portadores da doença, variando em temperaturas médias de 38° e 40°.

3 – Manchas e Feridas no Corpo Podem ser Sintomas da AIDS
Entre dois e três dias após o início das febres, é bastante comum que machas vermelhas e pequenas feridas, semelhantes a bolhas, comecem a aparecer no corpo, sendo este também um dos primeiros sintomas da AIDS. As manchas e erupções podem permanecer por até oito dias no corpo, sendo suas características de aspecto arredondado, em leve alto-relevo e menores que 1 cm.

A região que vai do rosto até o abdômen é a mais afetada.

4 – Dores no Corpo

Mais um entre os primeiros sintomas da AIDS que todo mundo deve saber, as dores no corpo, que englobam dores nas articulações e musculares são bastante comuns nessa fase de desenvolvimento da doença, fazendo com que o portador também se sinta bastante cansado e sem disposição para realizar as atividades mais corriqueiras do dia a dia.5 – Candidíase Oral ou Genital Constante

A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento e desenvolvimento incontrolável do fungo cândida, encontrado naturalmente no organismo humano, podendo se desenvolver tanto na boca, quanto na região genital. A infecção ocorre, principalmente, em pessoas com imunidade baixa, o que atesta a frequência da ocorrência de candidíase em portadores do vírus HIV.

6 – Perda Brusca de Peso

A perda rápida de peso é um dos sintomas iniciais da AIDS e é consequência de dois importantes fatores que são as constantes crises de diarreia e vômito. Os enjoos também se tornam bastantes comuns nesse período, o que leva o soro positivo a comer menos

7 Suores Noturnos

Muitas pessoas sofrem com a sudorese noturna naturalmente, sem que isso signifique um problema ou caracterize algo grave. Entretanto, se a pessoa nunca passou por esse tipo de situação anteriormente é importante ficar atento, pois os suores noturnos também são característicos dos primeiros sintomas manifestados pela AIDS.

8 – Doenças Respiratórias

Assim como a candidíase, outras doenças são inimigas do corpo quando a imunidade do organismo se encontra baixa. É o caso da tuberculose e a pneumonia, doenças respiratórias que são bastante comuns em soropositivos e se apresentam também como um dos sintomas aparentes da AIDS.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.