Scroll Top

Corpo Saude

8 Alimentos Que Prejudicam no Sono!

Gostou do post? Avalie!

De acordo com especialistas, quase todas as pessoas têm noites de sono ruim (pelo menos uma a duas noites ao ano), mas quando o problema se torna crônico, o organismo fica sobrecarregado com os efeitos negativos. Segundo a médica com formação em medicina esportiva Suzete Motta, a insônia caracteriza-se pela dificuldade em pegar no sono, continuar dormindo após pegar no sono ou acordar muito cedo pela madrugada. Quem sofre com isso pode apresentar cansaço e sonolência durante o dia, assim como dificuldade de atenção e concentração na escola e no trabalho.

Alcoholic sleeping on couch

E o problema pode afetar pessoas de todas as idades.Após uma noite mal dormida, a amídala cerebral (uma parte do cérebro que alerta o corpo para ficar preparado para situações de emergência) fica em ação permanente. Isso pode afetar o córtex frontal do cérebro, que é responsável pela nossa lógica racional. Além disso, a piora na capacidade de memória, controle da fala e irritabilidade ficam mais evidentes.

Quer conhecer alguns alimentos que prejudicam o sono e te deixam “virando de um lado para outro” na cama? Saiba já!

1. Cafeína
Você provavelmente sabe que a cafeína irá te manter acordado, mas o que pode não perceber é que café e refrigerantes não são os únicos culpados. Alguns medicamentos contêm cafeína, assim como muitos chás. Verifique o rótulo de todos os medicamentos que você está planejando tomar cerca de oito horas antes de deitar.

2.Cerveja: assim como todas as bebidas alcoólicas, ela pode desregular o sono, e ainda fazê-lo ir ao banheiro a noite toda, por ser muito diurética. Atenção!

3.Gorduras: alimentos muito pesados ou gordurosos te fazem se sentir “pesado”, com a digestão lenta, já reparou? Por isso, é bom evitá-los antes de pensar em ir para a cama. Caso contrário, eles podem arruinar o seu sono.

 4.Chás escuros como: chá mate, chá verde, chá preto, chá vermelho e outros também contém cafeína e causam o mesmo efeito do café;

5.Gengibre (inclusive o chá)Este alimento é um termogênico, ou seja, ele causa calor aumentando o gasto calórico e acelera o metabolismo e com isso pode causar insônia.

6.Chocolate preto: Além de conter cafeína, ele tem muito açúcar, elevando o índice glicêmico causando um pico e caindo rapidamente, além de prejudicar o sono, pode causar fome noturna, agitação, entre outras consequências.

7.Alimentos fermentados ou envelhecidos: A tiramina, um aminoácido encontrado em alimentos envelhecidos e fermentados, estimula o cérebro e pode mantê-lo desperto durante a noite. Queijos envelhecidos, peixe defumado e carnes curadas não são recomendáveis no período da noite. Se quiser comer queijos antes de dormir, opte pelo frescos, como mussarela.

8.Produtos à base de tomate: Qualquer coisa com uma grande quantidade de ácido pode causar azia e desconforto durante a noite, o que inclui alimentos à base de tomate e pratos picantes. Fique longe desse tipo de alimento pelo menos três horas antes de dormir.

Mas… nem tudo está perdido.

Há alimentos que ajudam no relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar a alface e as ervas. Além disso, alimentos fontes de triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono — acrescenta.

Conheça agora alimentos que estimulam o sono!

Banana: pelos altos níveis de serotonina no cérebro, ela reduz a atividade em excesso e favorece o sono;

Chá de Camomila (esse você já sabia, não é mesmo?);

Leite: tomar leite morno antes de dormir, além de saboroso, libera serotonina e pode deixar você ainda mais relaxado para dormir.

Couve: ela também ajuda a deixar o corpo relaxado e pronto para dormir, devido ao cálcio, magnésio e vitamina B.

Semente de gergelim: Rica em vitamina B6, é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Também é rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos.

Aveia: Fonte de triptofano, ajuda também a manter um sono contínuo.

Ovo: Temido por quem quer emagrecer, o ovo é rico em vitamina B12 e em colina, substância que está associada à melhora da depressão.

Arroz integral: É fonte de carboidrato de boa qualidade, que também é importante para regulação de serotonina e melatonina. Uma dieta pobre em carboidrato pode prejudicar essa produção.

Maracujá: Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Que tal um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve? É tiro e queda!

Amêndoa: Rica em antioxidantes, é ótima para a saúde do coração e diminui o colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.