Scroll Top

Cabelo

Cuidados Para ter um Cabelo Saudável e Bonito

Gostou do post? Avalie!

O couro cabeludo é o suporte do cabelo. Uma boa alimentação e alguns cuidados básicos, como os indicadores nesta seção, são suficientes, na maior parte dos casos, para se ter um cabelo saudável e bonito.

LAVAR REGULARMENTE A CABEÇA: O couro cabeludo que cobre a cabeça está exposto ao meio ambiente, ficando assim impregnado de fumos, de pó e de outros contaminadores. Além disso, o couro cabeludo segrega gordura, que forma uma fina camada para proteger a raiz dos pelos. Por tudo isso, é necessário lavá-lo com um xampu ou sabão suave, pelo menos duas vezes por semana.
cabelo saudavel e bonitoUSAR PENTES SUAVES: Os pentes ou escovas com pontas agressivas que arranham o couro cabeludo estimulam a produção de gordura e podem favorecer a perda de cabelo.

EVITAR OS XAMPUS COM DETERGENTE: Os detergentes acrescentados ao xampu conseguem um maior efeito de limpeza, mas à custa de eliminar toda a gordura natural que cobre o couro cabeludo. Com isso, são desvitalizados os folículos pilosos e o cabelo se enfraquece.

MASSAGEAR O COURO CABELUDO: Massagear o couro cabeludo ativa a circulação sanguínea e melhora o fornecimento de oxigênio e nutrientes às células dos folículos pilosos, onde nascem os cabelos.

Forma de aplicação

  • Pode ser aplicada pela própria pessoa ou por outra.
  • Usar as pontas dos dedos, fazendo movimentos suaves de cima para baixo e da frente para trás na cabeça.
  • Ao terminar a massagem, lavar a cabeça com o xampu natural sem detergente.

Ter em conta o tipo de cabelo: O cabelo oleoso necessita de cuidados diferentes do cabelo seco. Antes de aplicar uma loção sobre cabelo, deve-se saber se ele é oleoso ou seco.

A seção “Eliminar a caspa” mostra loções adequadas para cada tipo de cabelo.

Mascara de argila para o cabelo: Esta mascara limpa o couro cabeludo, desinfeta – o e tonifica os folículos pilosos. Convém a todo tipo de cabelos, sejam eles oleosos ou secos.

  1. Diluir argila verde muito fina num recipiente de madeira ou de porcelana com água.
  2. Acrescentar umas gotas de essência de lavanda ou de menta.
  3. Acrescentar uma ou duas colheres de sopa de azeite ou óleo de amêndoas.
  4. Misturar bem até obter uma pasta homogênea.
  5. Aplicar uma camada fina de pasta sobre o couro cabeludo. Mantê-la de 15 a 30 minutos.
  6. Para terminar a aplicação, enxaguar com suco de limão diluído (um ou dois limões em cada litro de água).

Melhor o limão do que o vinagre: O suco de limão diluído em água é ideal para enxaguar o cabelo depois de uma loção, cataplasma ou compressa. Isso se deve ao fato de que o limão mantém o necessário grau de acidez do couro cabeludo. A dose recomendada é a de um ou dois limões por litro de água.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.