Scroll Top

Corpo Saude

È Possível a Mulher Engravidar Durante a Menstruação? ENTENDA!

È Possível a Mulher Engravidar Durante a Menstruação? ENTENDA! 2.67/5 (53.33%) 3 votes

É possível engravidar durante a menstruação? Essa pergunta é muito comum e pode ser respondida de forma curta ou longa. Vamos começar pela forma curta. Todo mundo sabe que para engravidar é preciso haver o encontro de um espermatozoide com o óvulo, fato que só é possível ocorrer durante o período fértil da mulher. Sendo assim, faz todo sentido imaginar que seja impossível que a mulher engravide no momento da sua menstruação, uma vez que a menstruação não faz parte do período fértil do ciclo.

Para que essa gravidez ocorra, seria necessário ter um ciclo menstrual muito curto, pois assim a data da ovulação fica bem próxima da época do início da menstruação, ou ter uma menstruação que durasse bastante.

A menstruação é uma descamação do endométrio (parede interna do útero) resultado de um preparo do organismo para receber uma gravidez que não aconteceu. É um momento em que o útero está “dissolvendo” as paredes e por isso uma gravidez nessa fase torna-se dificultada pois não existem condições favoráveis para tal. Mas, embora seja raro, em algumas mulheres cujo ciclo menstrual é irregular e por isso possuem uma janela fértil imprecisa, é possível engravidar durante a menstruação SIM, embora seja bem raro!

Bem, durante o ciclo menstrual regular (28 dias) o óvulo amadurece geralmente entre o 12o e o 16o dia e é liberado. Ele pode sobreviver na trompa por cerca de 24 horas. A única forma de uma mulher engravidar é se um espermatozoide estiver ali ao mesmo momento durante esse intervalo. Pareceria difícil se não tivéssemos tantos bebês nascendo todos os dias, não é?

Nomalmente, quando a mulher menstrua, um outro óvulo já está se preparando para um novo ciclo. Mas algumas mulheres tem ciclos de 28 dias, mas em outras eles só duram 22 dias. Neste útlimo caso é possível ovular poucos dias depois de a menstruação começar. Um espermatózóide (animadinho e saudável) pode sobrevivber até TRÊS DIAS dentro do corpo da mulher, por isso, é teoricamente possível que este sobrevivente encontre com um óvulo maduro.

Pense bem: se a mulher ficou menstruada no dia 1º e teve relações sexuais no dia 7, quando ainda estava sangrando um pouco. E no dia 10 ovulou. O espermatozóide pode sobreviver lá dentro e “pegar” o óvulo, e aí ela terá “engravidado menstruada”. Então pessoal, camisinha forever!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.