Scroll Top

Cabelo

Loções Caseiras Para Eliminar a Caspa

Gostou do post? Avalie!

As escamas que formam a caspa são a manifestação de uma inflamação nas glândulas do couro cabeludo, produtoras da gordura protetora. A eliminação da caspa requer muito mais do que a simples aplicação de um xampu especifico.

EVITAR A CASPA

A causa mais freqüente da caspa é a seborréia, ou o excesso de gordura no couro cabeludo, associada a uma inflamação das glândulas sebáceas. Existem certos fatores desencadeantes que devem ser evitados:

* Desequilíbrio hormonal ou metabólico.

* Alimentação rica em açucares e outros hidratos de carbono.

* Deficiência nutritiva, especialmente de vitaminas do complexo B, de ácidos graxos essenciais. (poli-insaturados) e de selênio.

* Traumatismo ou irritação local do couro cabeludo.

* Estresse e ansiedade.
como-acabar-com-a-caspa-3ALIMENTAÇÃO

* Alimentar-se principalmente de crus, em que 50 a 75% dos alimentos sejam frutas, cereais, frutos secos e verduras cruas, em estado natural ou minimamente processados.

* Evitar leite e laticínios em geral, mesmo que sejam magros, pois aumentam a produção de gordura no couro cabeludo.

* Evitar frituras, açúcar, mel, farinha branca, chocolate e mariscos, que aumentam a secreção sebácea.

CUIDADO DO CABELO

* Não coçar o couro cabeludo, porque isso aumenta a produção de gordura.

* Lavar o cabelo não mais de 2 ou 3 vezes por semana, com xampus naturais que não contenham detergentes nem produtos químicos alcalinos, os quais destroem a camada ácida protetora do couro cabeludo.

* Evitar os ungüentos gordurosos e os cremes sobre o couro cabeludo.

* Não abusar dos xampus com selênio, pois, embora eliminem a caspa, irritam o couro cabeludo e podem causar efeito contraditório.

* Enxaguar o cabelo, depois de lavado, com limão ou vinagre diluídos em água (aproximadamente um ou dois limões espremidos ou uma xícara de 200 ml de vinagre por litro de água).

EVITAR O ESTRESSE

Através das terminações nervosas, em geral, as emoções influem sobre a pele, e sobre o couro cabeludo em particular. Por isso, o estresse e a ansiedade aumentam a secreção de gordura e de suor, o que favorece a caspa.

Uma mudança no estilo de vida, procurando um maior contato com a natureza e com os agentes curativos, como a água, o sol, o exercício, etc., acompanhado da ingestão de infusões de plantas medicinais sedativas (valeriana, passiflora, espinheiro-alvar [pilriteiro] e outras), remédios simples para aliviar o estresse e a ansiedade.

LOÇÕES PARA CABELOS OLEOSOS

As glândulas do couro cabeludo produzem um tipo especial de gordura, necessário para proteger os folículos pilosos em que está implantado o cabelo. No entanto, um excesso de gordura, devido a desequilíbrio hormonal, nutrição deficiente ou estresse, afoga os folículos pilosos, em vez de os proteger.

Para diminuir a produção de gordura, pode-se aplicar uma destas loções:

* Suco de limão puro, ou ligeiramente diluído

* Infusão de papoula (Papaver rhoeas).

* Infusão ou água de Hamamélis (Hamamelis virginiana)

* Suco fresco de urtiga (Urtiga dióica).

LOÇÕES PARA CABELOS SECOS

Quando o couro cabeludo não produz gordura suficiente, o cabelo seca e fica fraco. A aplicação de uma loção de ovo ou abacate nutre os folículos pilosos e aumenta a produção de gordura.

LOÇÃO DE OVO

Bater um ovo completo num copo de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã, até que forme espuma. Aplicar sobre o couro cabeludo e manter por uns minutos. Enxaguar com suco de limão diluído (um ou dois limões por litro de água).

LOÇÃO DE ABACATE

Esmagar firmamente um abacate e aplicá-lo diretamente sobre o couro cabeludo, como se fosse xampu. Também se pode aplicar o óleo de abacate. Passados uns minutos, enxaguar com suco e limão diluído.

Aplicação das loções para os cabelos

1. Aplicar a loção escolhida sobre o couro cabeludo, fazendo uma ligeira massagem.

2. Esperar entre 10 e 15 minutos.

3. Lavar e enxaguar o cabelo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.