Scroll Top

Corpo

O que Causa o Mau Cheiro no Corpo? Veja como evitar!

Gostou do post? Avalie!

Você fica atormentado pelo odor corporal que parece surgir nos momentos mais inoportunos? Essa alteração no cheiro do corpo pode ser provocada por uma série de fatores que incluem desde a alimentação ao estresse.

Para compreender o suor e seus cheiros, é necessário saber que o corpo humano tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as écrinas e as apócrinas. As primeiras estão espalhadas na pele de todo o corpo e sua função é atuar na regulação da temperatura corporal. Se a temperatura do corpo for elevada, aumenta a produção de suor.
odor-corporal2O suor produzido pelas écrinas é constituído, basicamente, por água e alguns sais minerais e por isso não exalam nenhum cheio. Já as apócrinas estão presentes em algumas regiões específicas do corpo: axilas, área genital, couro cabeludo e ao redor dos mamilos.

Você sabia que o odor do seu corpo é único e irrepetível? Assim como o seu DNA ou a suas impressões digitais. Depende de vários fatores., tais como a alimentação ou os processos químicos que se desenvolvem em seu interior. O aroma de cada pessoa é o reflexo do que consome e forma parte de um sistema de comunicação ancestral com os nossos semelhantes. Por isso é que por exemplo, as mulheres no período mais fértil “cheiram” mais sem praticar esportes e até depois de tomar banho.

Dicas para evitar o mau odor corporal:

  • Não utilizar os mesmos sapatos vários dias seguidos sem ventilar.
  • Usar produtos específicos para cada área.
  • Ao tomar banho dedicar mais tempo na higiene das regiões “complicadas” (pés, genitais, virilhas e axilas).
  • Usar um sabonete antibacteriano.
  • Secar muito bem o corpo depois de tomar banho, principalmente entre os dedos dos pés.
  • Lavar adequadamente as roupas recorrendo, se for preciso, a desinfetantes especiais.
  • Dar preferência a roupa feita com tecidos naturais como o algodão, para absorver e evaporar o suor.

Mantenha-se limpo: Quando se trata do mau odor corporal, manter-se limpo é a melhor arma. As glândulas sudoríparas localizadas em quase todas as partes do corpo, causam o resfriamento do suor do corpo, que é constituído essencialmente por água.

Pense nisso como se fosse um pequeno sistema de ar condicionado natural. As glândulas sudoríparas apócrinas, localizadas nas axilas e na virilha (além de em outras áreas), produzem o suor, que desempenha uma série de funções, dentre as quais está a de trabalhar como uma espécie de sistema de eliminação de resíduos que descarregam partículas microscópicas de gorduras e outras matérias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.