Scroll Top

Unhas

O Que São Essas MANCHAS BRANCAS que Aparecem nas Unhas?

Gostou do post? Avalie!

As manchas, que apesar de antiestéticas, são inofensivas, costumam aparecer porque em algum momento, antes de seu surgimento, ocorreu um processo inflamatório ou um traumatismo na matriz da unha, que fez com que a queratinização ocorresse de maneira anormal.

Nossas unhas são reflexos da atenção que damos a nossa saúde. E por isso é normal que tenhamos tanta preocupação em mantê-las saudáveis, brilhantes e limpas! No entanto, apesar do cuidado, muitas pessoas sofrem com o aparecimento inexplicável de manchas brancas em suas unhas, fato que causa desconforto não só, porque alteram a sua aparência, mas pela crença de que as manchas possam ser um sinal de doença grave.
unhas brancasO que são aquelas marquinhas brancas que surgem nas unhas?
As marquinhas brancas que surgem de vez em quando nas unhas são denominadas leuconíquias.

As manchas brancas causadas por atrito e choque não requerem a ajuda de um dermatologista, pois, como a unha cresce e as manchas vão saindo devagar. É bem verdade que muitos especialistas consideram a má alimentação como umas das causas, isso faz sentido pois a falta de nutrientes, especialmente aqueles envolvidos na formação, crescimento e desenvolvimento das unhas tornam-se mais frágeis estas lamelas e assim torná-los suscetíveis à manchas brancas.

Cuidados para evitar este problema nas unhas
Para evitar este problema, existem alguns cuidados principais:

  • Hidratação contínua
  • Não utilizar escovas ásperas para limpar as unhas
  • Manter uma dieta balanceada
  • Não lixar a unha excessivamente e nem de forma agressiva

Existe um tratamento?
Atualmente não existe nenhum tipo de tratamento para a leuconíquia. A única coisa a fazer é esperar até que a unha cresça e seja possível cortar a parte que contém a mancha. Outra opção é ocultar a mancha aplicando uma base escura.

Ao aparecer apenas uma ou algumas manchinhas pequenas na unha, não se assuste, pois isso não é motivo para preocupações. Porém, se as manchas foram grandes e lineares, ou seja, atravessarem a unha, é possível que algum dano mais sério tenha ocorrido na região.

Nesse caso, o mais recomendável é procurar um dermatologista para que se realize um diagnóstico do problema. Outra razão para procurar um médico é se a unha começar a ficar significativamente opaca ou muito clara.

Tome cuidado com suas unhas. Seis semanas após uma lesão à unha, a mancha branca pode aparecer. [1] Isso significa que você tem um mês e meio para se esquecer daquela lata de refrigerante particularmente difícil de abrir. Não é preciso muita coisa – se você possui unhas mais macias, até mesmo o menor dos incidentes pode gerar manchas brancas.

Portanto, evite roer as unhas, usá-las para cortar coisas e impeça-se de jogar peso sobre elas. Elas não são garras! Elas não foram criadas para suportar muita pressão. Assim como você fica com feridas na pele, as unhas ficam com manchas brancas.

Peça ao seu manicure para ser gentil. A maioria de nós já passou por experiências desagradáveis com um ou dois manicures, que agiram como se nossas unhas houvessem matado o cão deles. Mesmo que sua manicure não esteja descontando a irritação que ela sente com o próprio marido nas suas mãos, exerça cautela. Esse lixamento e polimento podem danificar a unha.

Se seu manicure disser que o procedimento não tem nada a ver com manchas brancas (o que ele/ela realmente pode dizer), entregue a ele esse artigo e sua lista de fontes. Muitas pessoas afirmam que a mancha branca é causada por deficiências nutricionais, e talvez a manicure pense isso também. Ainda que a mancha branca causada por desnutrição seja bem improvável no seu caso, é muito mais capaz dela ser provocada por lesões.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.