Scroll Top

Frutas

Os 10 Benefícios do Maracujá Para Saúde

Gostou do post? Avalie!

Os Benefícios do Maracujá para saúde são diversos, pois ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Alem disso, o Maracujá ajuda a prevenir varias doenças ele tem o poder de ajudar no emagrecimento, confira tudo sobre um dos principais frutos utilizados para cosméticos e para fazer deliciosas receitas.

maracuja

Possui poucas calorias e seu suco é ideal para regar a salada de frutas para armazenamento, já que contém antioxidantes que atuam tanto na conservação dos alimentos quanto no organismo, prevenindo o organismo da produção de células cancerígenas e do envelhecimento precoce. A fruta ainda possui vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro, potássio, vitaminas A e C.

Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. “O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio”, enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. “Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel”, acrescenta a nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo. Então Confira Os 10 Benefícios do Maracujá Para Saúde.

Para que serve o maracujá: O maracujá pode ser usado como remédio natural, para ajudar no tratamento de diversos problemas, como:

  • Ansiedade e depressão: ajuda a reduzir a ansiedade e agitação, ajudando a acalmar e relaxar;
  • Insônia: tem um efeito no organismo que induz a sonolência e tem propriedades relaxantes e calmantes que ajudam a adormecer;
  • Nervosismo, agitação, inquietação e hiperatividade em crianças: tem uma ação sedativa e calmante, que ajudam a relaxar e a calmar;
  • Mal de Parkinson: ajuda a reduzir os tremores associados à doença, pois possui propriedades que acalmam o organismo;
  • Dores menstruais: ajuda a aliviar a dor e diminui as contrações no útero;
    Dor de cabeça causada por rigidez muscular, tensão nervosa e dores musculares: ajuda a aliviar a dor e a relaxar o corpo e os músculos;
  • Pressão alta causada pelo estresse: ajudar a baixar a pressão sanguínea. Veja como fazer suco de maracujá para regular a pressão sanguínea em: Suco de maracujá para pressão alta;

O consumo de Maracujá previne o câncer: Uma unidade de maracujá fornece em média 50% das necessidades diárias de vitamina C. A vitamina C é um dos antioxidantes mais importantes para combater o câncer, além de impulsionar o sistema imunológico, essa vitamina também combate radicais livres que podem alterar o DNA das células e deixá-las cancerosas. O maracujá ainda contém vitamina A e flavonoides que se mostraram eficazes na prevenção de câncer de boca e de pulmão.

Maracujá protege a visão: A visão é um dos sentidos que mais sofrem prejuízos pela ação dos radicais livres, o maracujá oferece vitaminas (A, C e flavonoides) que combatem o envelhecimento da retina e reduzem os danos causados pelos radicais livres evitando a perda da visão e melhorando sua qualidade.

Benefícios do Maracujá Para Pressão Arterial: O Maracujá é altamente eficaz em combate a pressão arterial elevada. Ele contém 348 mg de potássio, que é de 7% do RDA. Com isso equilibra os Nível de sódio no corpo com o potássio. Altos níveis de sódio no corpo aumentam o risco de pressão alta e outras doenças como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral .

Benefícios do Maracujá no Aumento da Produção de Sangue: O Maracujá contém uma grande quantidades de Ferro , que é 20% do valor da diária necessária. Junto com Ferro, o Maracujá ainda é uma rica fonte de vitamina C. A vitamina C aumenta a capacidade de absorção de ferro. Por isso, impede a perda de ferro e conseguintemente aumentar a produção de sangue.

Saúde Cardiovascular: O Maracujá contém alto teor de fibras, elas ajudam a reduzir os níveis do colesterol no sangue. Ele aumenta o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (mau colesterol). Assim, impede o bloqueio do fluxo de sangue para o coração. Além disso, ele também contêm uma grande quantidade de antioxidantes que protegem as artérias dos radicais livres. Assim, prova que e altamente benéfico para o sistema cardiovascular.

Maracujá ajuda controlar a pressão arterial: O maracujá é rico em potássio e por isso possui grande eficácia no combate e tratamento da pressão arterial elevada. O potássio ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo, altas doses de sódio no corpo são responsáveis por elevar a pressão arterial e aumenta o risco de ataques cardíacos e AVC.

Benefícios do Maracujá na produção de hemoglobina: No maracujá encontramos cerca de 20% da necessidade diária de ferro, a vitamina C, já mencionada aqui, auxilia na absorção do ferro, fazendo com que o corpo aproveite mais o nutriente. O ferro auxilia na produção da hemoglobina que é essencial para a oxigenação das células, além de evitar a anemia

Benefícios do Maracujá para imunidade: A vitamina C encontrada no maracujá estimula o sistema imunológico deixando ele mais resistente principalmente diante de gripes, resfriados e infecções.

Bom para Saúde Digestiva: Maracujá tem um alto teor de fibras, que é bom para a saúde digestiva e para manter o trato digestivo e dos intestinos limpo. Assim, ele age como um laxante suave.

As sementes desta fruta são também uma grande fonte de fibra que ajuda a limpar o cólon e melhorar a digestão.

O maracujá pode ajudar no emagrecimento?

O maracujá não é muito conhecido pelos seus poderes emagrecedores, mas isso não quer dizer que eles não existam. A substância responsável é a pectina, que no estômago se transforma numa espécie de gel não digerível e provoca sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

maracuja-1
A pectina é facilmente encontrada em alta concentração na casca do maracujá. Essa substância carrega as gorduras e a glicose presente nos alimentos, eliminando-as pelas fezes. Quanto à glicose, a pectina consegue reduzir a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea, e quanto mais lento for esse processo, a fome irá demorar um pouco mais para aparecer.

A farinha dessa fruta é também muito eficiente na eliminação das toxinas acumuladas no organismo: estas prejudicam o funcionamento dos órgãos, desequilibrando o metabolismo — algo que dificulta mais ainda o processo de emagrecimento. Para facilitar essa ação “emagrecedora”, é importante beber no mínimo dois litros de água por dia, pois a farinha é riquíssima em fibras que pedem hidratação constante.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.