Scroll Top

Curiosidades

Por que os Mosquitos “Escolhem” Certas Pessoas Para Picar?

Gostou do post? Avalie!

Caso você se pergunte por que sempre está na mira dos insetos? O que tenho de especial para que me queiram tanto, ao ponto de sugar meu sangue em um parque ou enquanto durmo? De que maneira posso evitar esta fixação que os mosquitos possuem com minhas pernas e braços?

Curiosidades-que-no-sabias-sobre-los-mosquitos-500x285-500x285
Recomendamos então a leitura do seguinte artigo onde poderá conhecer várias informações interessantes a respeito.

Como é a rotina de um mosquito?

Estes insetos tão particulares que se alimentam do sangue das pessoas e outros mamíferos, contam com uma agenda de atividades muito pesada. Para começar, é preciso saber que os mosquitos atacam mais ao amanhecer e ao anoitecer.Nestes dois momentos do dia a luz do sol não direta e não faz tanto calor, por isso aproveitam a hora para se aprovisionar de alimentos.

Os mosquitos que picam são as fêmeas, já que necessitam das proteínas de nosso sangue para colocar os ovos. Para isso precisam de alimento, pelo menos durante a época de desova. As larvas se desenvolvem em lugares onde existe água (lagoas, piscinas, tanques, etc).

Los-mosquitos-500x331-500x331
Os machos, por outro lado, se alimentam de néctar, seiva e suco das frutas.A atividade das fêmeas é bastante intensa, pois devem encontrar uma vítima que se adeque as suas necessidades. Por isso inspecionam muito bem o terreno antes de picar.

Certamente você já escutou aquele zumbido muito próximo ao ouvido. Isto quer dizer que o inseto está analisando você para saber se é uma presa digna.

Podemos até usar diferentes meios para fazê-la desistir de seu objetivo de nos picar (repelentes, mata-moscas, aparelhos de ultra-som, etc.), mas se a fêmea colocou na cabeça, por assim chamar, que tem que nos picar… Assim o fará! Você terá o inseto rondando durante dias até que cumpra seu objetivo.

Por que os mosquitos escolhem certas pessoas e outras não?

Esta é uma das perguntas mais importantes do universo. Alguns dizem que se deve à doçura da pele (é a teoria mais popular), enquanto que outros estão convencidos que a razão tem mais a ver com os aromas que nossa pele desprende (que não necessariamente são doces nem agradáveis).

Em uma mesma casa ou espaço podem haver pessoas que tenham sido literalmente cravejadas pelos mosquitos e outros que não apresentam nem uma só picada.

Diferentes grupos de cientistas tentaram descobrir a razão pela qual isto ocorre e quais são os motivos que levam a um inseto picar algumas pessoas e desprezar outras. Por exemplo, as universidades de Nottingham (Reino Unido) e da Flórida (Estados Unidos) afirmam que se deve aos genes.

Os cientistas demonstraram com seus estudos que existe um componente genético que pode nos tornar mais ou menos atrativos frente às picadas de insetos.E como o mosquito descobre a nossa genética? Através do cheiro corporal, basicamente. Os seres menos atrativos produzem certos repelentes naturais através da pele. Ao que parece, tudo é controlado geneticamente.

Esta diferença no cheiro corporal pode ser a que aponte se você será picado ou não. O estudo foi realizado em grupos de mulheres gêmeas idênticas e não idênticas.

As primeiras foram mais picadas por mosquitos que as segundas. Isto quer dizer então que a “culpa” é da genética, já que as irmãs iguais apresentam uma maior “concentração” genética.Por outro lado, em estudos adicionais foi observado que os mosquitos preferem picar pessoas com certos cheiros.

Por exemplo, as mulheres grávidas são repulsivas aos insetos que causam malária na África, e aqueles que apresentam uma massa muscular maior (obesidade e sobrepeso) são mais atrativos para os mosquitos em geral.Outras teorias também estão relacionadas com o cheiro corporal, mas baseadas no CO2 que expulsamos com a respiração. O dióxido de carbono está abundante no hálito das pessoas porque é eliminado na expiração.

Outra equipe de pesquisadores anuncia que aqueles que acumulam uma maior quantidade de bactérias (principalmente estafilococos) na pele apresentam mais chances de ser picados pelos mosquitos.  De onde podem surgir os aromas?

  • Álcool
  • Alho
  • Cebola
  • Alimentos picantes
  • Roupa de nylon
  • Perfumes
  • Desodorantes

Os sentidos e as picadas de mosquito

Já falamos da parte que os insetos nos inspecionam. Falamos também do olfato relacionado com nosso cheiro corporal derivado da genética. Mas ainda falta algo! O calor.

A pesquisa, publicada pela BBC, sugere que os mosquitos apresentam uma estratégia mais detalhada que qualquer exército. Uma vez que tenham utilizado a visão e o olfato chega a vez da temperatura.

Como evitar picadas de mosquitos?

  • Esvaziar qualquer recipiente onde possa acumular água (vasos, brinquedos, pratos).
  • Não usar colônias nem sabonetes com aroma muito forte (Tampouco spray para o cabelo).
  • Manter uma correta higiene do corpo para evitar o cheiro nos pés e sudoração excessiva.
  • Usar roupa que cubra a pele e evitar as cores brilhantes e escuras.
  • Deixar a luz apagada na casa.
  • Não abrir as janelas ao entardecer.
  • Colocar mosquiteiros na cama, janelas e portas.
  • Aplicar repelente protetor em creme ou spray.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.