Scroll Top

Corpo Dicas e Truques Receitas Caseiras

Porque Você Senti Tanta Coceira Vaginal? Temos a Resposta!

Porque Você Senti Tanta Coceira Vaginal? Temos a Resposta! 4.83/5 (96.67%) 12 votes

O que é Coceira vaginal? A coceira vaginal é um incômodo presente na vida de muitas mulheres, e pode indicar desde uma simples alergia até a presença de doenças mais graves, como DSTs. “Processos irritativos por algum produto externo, parasitoses, infecção por HPV, candidíase, alergias e doenças como psoríase, dermatites e até câncer tem como sintoma comum a coceira vaginal”, explica o ginecologista Fabio Laginha, responsável pela Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
20160716-244No entanto, se não houver outros sintomas relacionados à coceira, como secreção de coloração e odor estranho, dor ao urinar, vermelhidão, inchaço e dor no ato de relação sexual, entre outros sinais, são grandes as chances de ser uma irritação que pode ser controlada com a mudança de alguns hábitos.

A melhor forma de prevenir irritações genitais é associar higiene correta, como lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, com visitas regulares ao seu ginecologista. Confira as causas mais comuns de irritações na região íntima e fique livre da coceira vaginal:

Coceira e irritação são desconfortáveis se ocorrem em qualquer parte do corpo. No entanto, quando ocorre em uma área sensível como a vagina, pode ser especialmente desagradável – mas na maioria das vezes não é preciso se preocupar. No geral, a coceira vaginal indica que houve uma irritação ou infecção no local, por isso é sempre uma boa ideia consultar um ginecologista.

Como tratar as coceiras?
Se a mulher quer acabar com a coceira na região vaginal, de início deve-se vestir roupas íntimas de algodão, além de manter uma boa higiene na área pubiana, lavando as regiões com sabonetes próprios para o uso, evitar calças justas e o abuso de doces e frituras.

Remédios Caseiros
De fato, para se ter um diagnóstico preciso se a mulher realmente está com candidíase, deve-se procurar um especialista. Entretanto, é possível agilizar o tratamento fazendo uso de alguns remédios preparados em casa, como os banhos de assento e chás.

Banho de assento
Preparo
Se você deseja aliviar a coceira, mesmo que temporariamente, o banho de assento é ideal. Para isso, você deve levar ao fogo um recipiente médio com água e, ao esquentar, misture-a dentro de uma bacia grande com água de temperatura normal. Estando a água morna, sente-se na bacia, de modo a cobrir toda a região pélvica com o líquido. Após esse procedimento, lave a vagina com sabonete íntimo e água morna.

Mix de chás
Ingredientes
375 ml de água

Duas colheres de chá de tomilho seco

Uma colher de chá de alecrim seco

Uma colher de chá de sálvia seca

Preparo
Leve ao fogo a água em um recipiente, espere ferver e depois adicione as ervas. Tampe a solução e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, coe o chá e lave a região pélvica duas vezes ao dia.

Chá e assento de uva-ursina
A erva uva-ursina é também um ótimo remédio para aliviar as coceiras na região vaginal. Diferente do mix de chás, esse você deve ingerir e, se preferir, fazer um assento. Esta planta possui propriedades medicinais antimicrobianas, capazes de diminuir a proliferação de bactérias nessa região.

Ingredientes do chá

  • Uma xícara de água fervente
  • Duas colheres de chá de folhas secas de uva-ursinha

Preparo
Ferva a água e depois adicione a erva. Após deixar em repouso por 10 minutos, você deve ingerir a mesma de três a quatro vezes por dia.

  • Ingredientes do assento de uva-ursina
  • Quatro colheres de chá de folhas secas de uva-ursina
  • Um litro de água

Preparo
Leve os ingredientes ao fogo e, depois de morno e coado, coloque em uma bacia e fique sentada na solução por cerca de 20 minutos.

O uso do vinagre
Dentre outras formas de amenizar a coceira vaginal, lavar a região com água morna e vinagre é uma das opções mais indicadas, pois este último ajuda a regularizar o pH vaginal e diminuir o desenvolvimento descontrolado de fungos.

Para obter êxito, misture quatro colheres de sopa de vinagre branco em 500 ml de água morna. Use uma bacia grande para pôr o líquido, sentar e ficar 20 minutos com a região vaginal submersa. O ideal é fazer o assento de duas a três vezes ao dia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.