Scroll Top

Cabelo Dicas e Truques

Recupere o Cabelo Emborrachado e Elástico em 10 Simples Passos!

Gostou do post? Avalie!

Quem gosta de mudar o visual, seja alisando ou mudando a cor do cabelo, certamente já temeu o famoso efeito “elástico” ou “emborrachado”, não é verdade? Descoloração, alisamentos e químicas em geral já fazem parte da vida de quem adora cuidar dos cabelos, porém, as consequências da má aplicação ou do excesso desses fatores, podem ser drásticas e de difícil recuperação.


O cabelo fica com aquele “efeito chiclete”, fraco e poroso, tendendo a quebrar e até cair. Quem nunca ouviu falar do temido corte químico? O corte químico acontece quando o cabelo fica tão frágil, ao ponto em que começa a se partir.

Ele pode ocorrer durante o enxágue após aplicação de alguma química no cabelo ou até mesmo dias depois. Apesar de tudo isso, é possível que você salve e recupere o cabelo emborrachado e elástico em 10 passos extremamente simples.

1. Dê Adeus as Químicas Por um Tempo: O cabelo elástico e emborrachado deve manter distância de processos químicos, principalmente alisantes e descolorantes. Evitar contato com a chapinha e o secador também é importante, pois o calor pode prejudicar ainda mais os fios fragilizados.

2. Cortar as Pontas:  Nos cabelos que estão sofrendo o período pós-química, as pontas geralmente ficam feias, ralas e espigadas.

Quando o cabelo chega a esse ponto, é quase certo que a recuperação não seja possível, por isso, o melhor a fazer é retirar essas pontas danificadas, dando ainda uma melhor aparência ao cabelo.

3. Repor a Massa Capilar: Use produtos que contenham aminoácidos e queratina, pois eles repõem a massa dos fios, agem preenchendo aquele espaço que foi aberto na estrutura do fio pelas químicas usadas previamente.

4. Fazer Reconstrução Ácida: Esse passo pode ser feito em casa ou nos salões e consiste em fechar as cutículas do cabelo usando produtos com o pH ácido. Um exemplo de produto barato e eficaz para usar em reconstruções caseiras é vinagre de maçã.

É importante realizar uma reconstrução de 15 em 15 dias, aumentando o tempo entre uma reconstrução e outra conforme o aspecto do cabelo for melhorando.

5. Fazer Hidratações Semanais: Os cabelos nesse estado precisam também de mais hidratações.É necessário repor a umidade dos fios, para que fiquei macios e brilhosos. O resultado para a recuperação do cabelo emborrachado e elástico é ainda melhor quando são feitas duas hidratações por semana.

6. Fazer Umectação Semanal: A função da umectação é repor os lipídios (gordura) dos cabelos e é feita principalmente com óleos vegetais, como o azeite de oliva extravirgem, óleo de amêndoas doce e óleo de coco, por exemplo.

Fazer a umectação uma vez por semana faz com que o cabelo fique mais alinhado e com menos volume.

7. Fazer Cauterização: A cauterização também é um processo de recuperação onde se usa a queratina, porém de uma maneira diferente, pois devemos usar uma queratina sem enxágue.

Esse processo, no caso da recuperação de cabelos emborrachados e elásticos, só deve ser feito uma vez por mês, para não ocorrer excesso de queratina e com isso, deixar os fios duros.

8. Usar Protetor Térmico: Depois de recuperar um pouco o cabelo que antes estava elástico, toda vez que precisar usar alguma fonte de calor direta nos cabelos (como o secador e a chapinha) use um bom protetor térmico.

Dessa maneira os fios não serão tão agredidos pela temperatura elevada.

9. Seguir o Cronograma Capilar: Uma maneira de deixar a rotina de cuidados com os cabelos mais organizada é seguir o cronograma capilar. Um tipo de “agenda do cabelo”, onde você programa qual o passo a ser seguido em cada dia da semana.

Você pode fazer o cronograma anotando no calendário ou até usando aplicativos para smartphones próprios para essa finalidade.

10. Cuidados do Dia-a-Dia:  São muitos os cuidados básicos que devemos ter durante o tempo de recuperação dos cabelos emborrachados e elásticos.

Entre eles: utilizar pentes com dentes largos na hora de escovar os cabelos, utilizar leave-ins e secar os cabelos com a toalha tomando muito cuidado e com suavidade após as lavagens.

Todo esse processo de 10 passos, quando feito de maneira correta e sem grandes interrupções, pode salvar o seu cabelo danificado e devolver a beleza do seu visual. Para saber ainda mais sobre recuperação capilar, conheça nossos outros posts.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.