Scroll Top

Corpo Receitas Caseiras Saude

Remédio Caseiro Para Sensibilidade Nos Dentes!

Gostou do post? Avalie!

Um bom remédio caseiro para tratar a sensibilidade nos dentes é tomar o chá de equinácea reforçado com vitamina C, pois além de reduzir a inflamação, é capaz de combater a placa bacteriana que pode levar a este problema. Outras opções para aliviar a dor nos dentes são esfregar uma gota de óleo de essência de cravinho no dente afetado ou fazer bochechos de chás de alfazema ou hortelã-pimenta, pois têm ação analgésica e antisséptica.

Estes remédios naturais podem ser usados para tratar a sensibilidade nos dentes, que é muito comum devido ao desgaste do esmalte dentário por escovação exagerada, por ranger dos dentes ou após procedimentos, como clareamento e restauração, mas também são úteis para ajudar no alívio de qualquer tipo de dor de dente.

1. Chá de Equinácea Com Vitamina C

A equinácea é um planta que contém substâncias ativas como inulina, betaína, resina, equinacosídeo e óleos essenciais, tendo ação anti-inflamatória e antisséptica, que reduzem a inflamação das gengivas e aliviam a dor.

Ingredientes

  • 3 colheres de folhas de equinácea
  • 500 ml de água fervente
  • ½ colher (de chá) de vitamina C em pó

Modo de Preparo

Colocar a equinácea em um recipiente com a água, tapar e deixar repousar por 15 minutos. Depois adicionar a vitamina C, mexer bem e tomar 3 xícaras por dia, até que a dor dos dentes sensíveis diminua.

2. Essência de Cravinho

O cravinho, ou cravinho-da-índia, é rico em óleos e taninos que têm propriedades analgésicas e antissépticas, sendo bastante eficaz para o alívio da dor de dente.

Ingredientes

  • Óleo essencial de cravinho

Como Usar

Esfregar uma gota do óleo de essência de cravinho no dente afetado, 3 vezes por dia, durante 3 dias. Outra opção é mastigar 1 cravinho da índia.

3. Bochecho Com Chá de Alfazema

Os óleos essenciais presentes nas folhas de alfazema têm forte efeito anti-inflamatório, podendo ser úteis, na forma de bochecho, para complementar o tratamento da sensibilidade nos dentes.

Ingredientes

  • 1 colher de folhas secas de alfazema
  • 250 ml de água fervente

Modo e Preparo

Colocar as folhas de alfazema na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, filtrar e deixar esfriar. Deve-se fazer bochechos 3 vezes ao dia.

4. Bochecho com Chá de Hortelã-Pimenta

O mentol presente nas folhas de hortelã-pimenta é refrescante e acalma a dor, sendo aconselhada para ajudar no alívio da sensibilidade nos dentes.

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de hortelã-pimenta
  • 150 ml de água

Modo de preparo

Juntar as folhas de hortelã-pimenta com a água fervente, deixar descansar por 15 minutos e filtrar. Com o chá morno, fazer bochechos 3 vezes ao dia.

Como Acelerar o Tratamento

Além do uso dos remédios caseiros, é importante manter o cuidado com a higiene bucal, com escovação com escova de cerdas macias e usar o fio dental, além de se consultar com o dentista para que seja feito o tratamento definitivo.

Também é importante ter cuidado com alguns alimentos que podem estimular o desgaste do esmalte dentário, como muito cítricos ou ácidos, como limão, maçã, laranja ou uva, por exemplo. Os molhos intensos molhos como vinagre e tomate também devem ser evitados. Saiba quais são os alimentos que podem prejudicar os dentes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.