Como Fortalecer o Cabelo e Evitar Queda
É normal perder diariamente entre 40 e 80 fios de cabelo, mas isso não deve se motivo de preocupação, pois geralmente os fios perdidos são substituídos por outros. Quando essa substituição não se dá, aparece a calvície (alopecia).
A perda de cabelo nos homens e, em menor grau, nas mulheres, a partir de certa idade é um processo normal. No entanto, a calvície também pode ser o primeiro sintoma de uma doença da pele, de deficiência vitamínica, de mau funcionamento da tireóide ou de um estado de estresse duradouro.
As plantas e os suplementos aqui indicados podem contribuir para deter a perda de cabelo, tanto na calvície masculina como nas outras causas de alopecia.
FORMAS DE APLICAÇÃO DAS PLANTAS PARA FORTALECER O CABELO
Cataplasma
- O cataplasma é feito esmagando-se a planta num pilão, ou triturando-a em um mixer ou liquidificador.
- Estender a pasta obtida sobre uma gaze.
- Convém aquecer o cataplasma à temperatura do corpo antes de aplicá-lo. A forma mais fácil é usando um ferro elétrico.
- Mantê-la de 5 a 10 minutos sobre o couro cabeludo.
- Depois retirar o cataplasma, enxaguar o cabelo com suco de limão diluído em água (um ou dois limões por litro de água).
- Os cataplasma para fortalecer o cabelo podem ser feitos com agrião, urtiga, capuchinha (chagas), bardana ou avenca.
Loções
- A loção é um liquido que se aplica sobre a pele com uma massagem suave; neste caso sobre o couro cabeludo.
- As loções são aplicadas uma ou duas vezes por dia. Depois de deixar secar durante 10 a 20 minutos, enxaguar o cabelo com suco de limão diluído (um ou dois limões por litro de água).
- As loções para fortalecer o cabelo podem ser preparadas com o suco fresco ou com a infusão do agrião, da urtiga, do tomilho, da capuchinha ou da avenca.
Compressas
- Empapar um pano na infusão ou decocção da planta arrefecida até a temperatura do corpo, e aplicá-lo sobre o couro cabeludo durante 10 a 15 minutos, de uma a três vezes por dia.
- Ao retirar a compressa, enxaguar o couro cabeludo com suco de limão diluído (um ou dois limões por litro de água).
- As compressas podem ser feitas com a infusão de qualquer das plantas recomendadas para fortalecer o cabelo. São especialmente eficazes as compressas com casca de quina ou raiz de bardana fervida.
Plantas medicinais para fortalecer o cabelo
(uso externo)
Agrião :Devido à sua essência sulfurada, o agrião regenera os folículos pilosos e detém a queda do cabelo. Pode ser aplicada em loção, com a infusão ou com o sumo fresco da planta, ou cataplasma, com a planta esmagada.
Quina: A casca dessa arvore sul-americana é um bom tônico para os folículos pilosos do couro cabeludo. É aplicada em compressas sobre a cabeça, preparadas com uma decocção de 30 a 40 g de casca por litro de água.
Bardana: A sua raiz estimula o crescimento do cabelo. Usa-se em cataplasma ou compressa.
Tomilho: Sua essência é tonificante do couro cabeludo e anticéptica. Pode-se aplicar diretamente a essência como loção, ou fazer uma decocção com um punhado de tomilho em um litro de água. Molha-se a cabeça com essa infusão e deixa-se durante uma hora ou mais, até que seque. Enxaguar depois com suco de limão diluído em água.
Urtiga: Evita a seborréia (excesso de gordura) e fortalece o cabelo, devido ao seu teor de histamina, que estimula a circulação sanguínea na derme. Pode ser aplicada em loção com a infusão ou com o sumo fresco da planta, ou em cataplasma com a planta esmagada.
Capuchinha: Revitalizadora do cabelo e antibiótica. É aplicada em loção, com seu sumo fresco, com sua infusão ou macerada (2 mãos cheias de flores e folhas em meio litro de álcool, durante 2 semanas.
Avenca: Tradicionalmente, essa planta tem sido usada em cataplasma sobre a cabeça para fortalecer o cabelo.
DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Recomendados para você:
Seja o primeiro a comentar!