Loções Caseiras Para Eliminar a Caspa
As escamas que formam a caspa são a manifestação de uma inflamação nas glândulas do couro cabeludo, produtoras da gordura protetora. A eliminação da caspa requer muito mais do que a simples aplicação de um xampu especifico.
EVITAR A CASPA
A causa mais freqüente da caspa é a seborréia, ou o excesso de gordura no couro cabeludo, associada a uma inflamação das glândulas sebáceas. Existem certos fatores desencadeantes que devem ser evitados:
* Desequilíbrio hormonal ou metabólico.
* Alimentação rica em açucares e outros hidratos de carbono.
* Deficiência nutritiva, especialmente de vitaminas do complexo B, de ácidos graxos essenciais. (poli-insaturados) e de selênio.
* Traumatismo ou irritação local do couro cabeludo.
* Estresse e ansiedade.
ALIMENTAÇÃO
* Alimentar-se principalmente de crus, em que 50 a 75% dos alimentos sejam frutas, cereais, frutos secos e verduras cruas, em estado natural ou minimamente processados.
* Evitar leite e laticínios em geral, mesmo que sejam magros, pois aumentam a produção de gordura no couro cabeludo.
* Evitar frituras, açúcar, mel, farinha branca, chocolate e mariscos, que aumentam a secreção sebácea.
CUIDADO DO CABELO
* Não coçar o couro cabeludo, porque isso aumenta a produção de gordura.
* Lavar o cabelo não mais de 2 ou 3 vezes por semana, com xampus naturais que não contenham detergentes nem produtos químicos alcalinos, os quais destroem a camada ácida protetora do couro cabeludo.
* Evitar os ungüentos gordurosos e os cremes sobre o couro cabeludo.
* Não abusar dos xampus com selênio, pois, embora eliminem a caspa, irritam o couro cabeludo e podem causar efeito contraditório.
* Enxaguar o cabelo, depois de lavado, com limão ou vinagre diluídos em água (aproximadamente um ou dois limões espremidos ou uma xícara de 200 ml de vinagre por litro de água).
EVITAR O ESTRESSE
Através das terminações nervosas, em geral, as emoções influem sobre a pele, e sobre o couro cabeludo em particular. Por isso, o estresse e a ansiedade aumentam a secreção de gordura e de suor, o que favorece a caspa.
Uma mudança no estilo de vida, procurando um maior contato com a natureza e com os agentes curativos, como a água, o sol, o exercício, etc., acompanhado da ingestão de infusões de plantas medicinais sedativas (valeriana, passiflora, espinheiro-alvar [pilriteiro] e outras), remédios simples para aliviar o estresse e a ansiedade.
LOÇÕES PARA CABELOS OLEOSOS
As glândulas do couro cabeludo produzem um tipo especial de gordura, necessário para proteger os folículos pilosos em que está implantado o cabelo. No entanto, um excesso de gordura, devido a desequilíbrio hormonal, nutrição deficiente ou estresse, afoga os folículos pilosos, em vez de os proteger.
Para diminuir a produção de gordura, pode-se aplicar uma destas loções:
* Suco de limão puro, ou ligeiramente diluído
* Infusão de papoula (Papaver rhoeas).
* Infusão ou água de Hamamélis (Hamamelis virginiana)
* Suco fresco de urtiga (Urtiga dióica).
LOÇÕES PARA CABELOS SECOS
Quando o couro cabeludo não produz gordura suficiente, o cabelo seca e fica fraco. A aplicação de uma loção de ovo ou abacate nutre os folículos pilosos e aumenta a produção de gordura.
LOÇÃO DE OVO
Bater um ovo completo num copo de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã, até que forme espuma. Aplicar sobre o couro cabeludo e manter por uns minutos. Enxaguar com suco de limão diluído (um ou dois limões por litro de água).
LOÇÃO DE ABACATE
Esmagar firmamente um abacate e aplicá-lo diretamente sobre o couro cabeludo, como se fosse xampu. Também se pode aplicar o óleo de abacate. Passados uns minutos, enxaguar com suco e limão diluído.
Aplicação das loções para os cabelos
1. Aplicar a loção escolhida sobre o couro cabeludo, fazendo uma ligeira massagem.
2. Esperar entre 10 e 15 minutos.
3. Lavar e enxaguar o cabelo.
DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Recomendados para você:
Seja o primeiro a comentar!