O Que Causa Enxaqueca? Anticoncepcionais, Alimentos e + Desencadeadores de Crises!
Saber quais são as causas da enxaqueca, e evitá-las, é uma das principais medidas para evitar crises. Caracterizada por uma dor de cabeça tipicamente unilateral, o distúrbio pode incomodar tanto a ponto de ser incapacitante. Como não tem cura, saber o que desencadeia os episódios pode ser o melhor caminhos para amenizá-los.
O que é Enxaqueca?
A enxaqueca é uma das centenas de doenças que têm a dor de cabeça como sintoma. Com características peculiares, o problema é tão forte que pode incapacitar ou limitar a vida do paciente. Em geral, dura até 72 horas, costuma ser latejante e atingir apenas um lado da cabeça.
Além da cefaleia, ainda ocorrem outros sintomas, como náusea, vômito e sensibilidade ao barulho e à luz.
Uma das principais características é que ela costuma ocorrer ao longo da vida e em crises, que podem ser mais ou menos frequentes, a depender de cada paciente.
O que Causa Enxaqueca?
Ao contrário do que diz senso comum, o distúrbio não tem diversas causas, mas sim vários desencadeantes, conforme explica o neurologista Marcelo Calderaro, do Hospital Samaritano de São Paulo: “Sabemos que a enxaqueca tem base genética, que confere ao paciente uma suscetibilidade maior ou menor aos potenciais gatilhos para as crises”.
Ou seja, o que provoca enxaqueca é uma pré-disposição conferida pelos genes de cada indivíduo, já seu aparecimento pode ser influenciado por fatores desencadeantes, que também são chamados de gatilhos. Confira os principais:
Anticoncepcionais
Segundo o neurologista Marcelo Calderaro, qualquer tipo de pílula tem seus prós e contras e agem nas mulheres de diferentes maneiras. “Uma parte das pacientes possui mais enxaqueca com anticoncepcional, mas isso é uma coisa muito individual. Não é uma regra. Por exemplo, tem gente que toma determinado método contraceptivo há 20 anos e tem enxaqueca há 3, então o fator desencadeante não é o composto”, explica.
Emocionais
A ação do estresse no corpo pode causar diversos problemas para a saúde, entre eles está a enxaqueca. A dica para quem sofre com o problema é apostar em tratamentos e terapias para relaxar, tais como ioga, meditação ou técnicas de terapia comportamental e biofeedback.
Jejum
- Anvisa libera pílula emagrecedora que suga mais de 8kg de gordura...
- Elimine as Celulites DEFINITIVAMENTE em 7 dias usando Isso...
- Mãe de dois filhos mostra como eliminou as celulites...
- Elimine até 7,5 kg de Gordura Abdominal Naturalmente em 5 dias...
- Especialistas: Este produto Emagrecer e Eliminar a Gordura Abdominal e SEM Efeito Sanfona!
Ficar sem comer por muitas horas também pode favorecer o aparecimento dos sintomas para algumas pessoas. Coma algo de 3 em 3 horas para evitá-la.
Falta ou Excesso de Sono
Mudanças em padrões de sono podem ser um dos motivos da enxaqueca. Portanto, o ideal é dormir o suficiente e tentar sempre deitar-se e acordar nos mesmos horários.
Luzes, Barulhos e Cheiros Fortes
Sensibilidade à estímulos exteriores são gatilhos da enxaqueca presentes em alguns indivíduos. Além disso, eles também são sintomas do incômodo.
Menstruação
Há quem sofra da enxaqueca menstrual, que aparece devido à oscilação de hormônios desta fase. Nestes casos, é necessário avaliar junto ao médico se este é o único fator que causa a doença e como deve ser o tratamento.
Alimentos que Causam Enxaqueca
“Muitas vezes, o gatilho é fruto de uma associação pouco sólida e identificável. Não há um alimento que desencadeie a dor de cabeça em todas as pessoas, mas há indivíduos que têm hipersensibilidade para alguns compostos, o que estimula a enxaqueca”, explica o neurologista Marcelo Calderaro, que continua. “Por exemplo, comer chocolate pode desencadear para uma pessoa, mas não para outra”, conclui o profissional.
Contudo, o consumo de determinados alimentos geralmente é relacionado a crises em alguns indivíduos. Os Principais São:
- Queijos
- Álcool
- Cafeína
- Aspartame
- Enlatados e embutidos
- Alimentos gordurosos
- Frutas cítricas
Como Tratar a Enxaqueca
Marcelo Calderaro explica que o problema não tem cura, mas uma fórmula costuma dar certo para evitar as crises: “praticar atividades físicas + definir padrões de sono + manejar o estresse”. “Geralmente, essas três medidas costumam ser eficientes em uma grande parcela dos pacientes. Se elas não resolverem e o paciente for muito impactado pela doença, é necessário recorrer a outras formas de tratamento, como medicamentos. Porém, só um médico pode avaliar o que deve ser feito para amenizar este desconforto”, finaliza.
- Anvisa libera pílula emagrecedora que SECA até 14x mais gordura do corpo.
- Celulites, Estrias E Flacidez NUNCA MAIS usando 2x isto ao dia...
- Você Quer EMAGRECER e PERDER BARRIGA de Forma Natural e Saudável?
- 1 Truque Simples Para se livrar da Celulite Para Sempre!
- Este Truque Simples pode queimar toda a Gordura da sua Barriga...
- Composto que "Seca Barriga" e Tira Inchaço Vira Febre em São Paulo!
Seja o primeiro a comentar!