Receitas Caseiras

Os 17 Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação

Os 17 Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação 5.00/5 (100.00%) 5 votes

Os Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação. Alem disso, constipação é um distúrbio digestivo muito comum que afeta pessoas de todas as idades. A constipação é medicamente definida como tendo três ou menos evacuações em uma semana. Em caso de constipação grave, reduz para menos de um movimento intestinal em uma semana. É causada pela dificuldade em passar fezes principalmente porque o cólon absorveu mais água dos alimentos no cólon, tornando as fezes muito secas e duras.

Remedios Caseiros Para Tratar a Constipacao

Isso pode até levar uma pessoa a se esforçar demais para esvaziar as fezes excessivamente duras. Outros sintomas são: abdômen inchado , dor de estômago , cólicas abdominais, náusea, fezes anormalmente pequenas ou grandes, acidez , perda de apetite, mau hálito , dor de cabeça , depressão , acne e úlceras na boca. Algumas das principais causas de constipação são uma dieta pobre com baixo consumo de fibras , ingestão insuficiente de água , hábito de defecação irregular ,falta de atividade física , gravidez, envelhecimento, mudanças na rotina, fraqueza dos músculos abdominais , hemorroidas , estresse, ingestão de certos medicamentos , abuso de laxantes e certas condições de doença.

Sintomas da Constipação:

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas alguns são bem característicos:

  • Dor abdominal, principalmente, no baixo ventre e, às vezes, nas costas
  • Distensão abdominal provocada por gases
  • Pouca evacuação
  • Eliminação de muco, sangue e de fezes moles alternadas com duras
  • Inquietude, uma sensação de desconforto geral
  • Indisposição, fadiga, alteração do apetite e de humor
  • Dor de cabeça, náusea e cefaleia

Quais são os Tratamentos?

A constipação pode ser tratada de forma simples com reeducação do relógio biológico e remédios encontrados na farmácia.

Além disso, situações de estresse e crises de ansiedade aumentam o problema, tente manter a mente tranquila e sempre que puder, relaxe. Sempre inclua na dieta ameixas, mamão, couve, suco verde, chás e frutas vermelhas fará o intestino funcionar melhor aliviando o desconforto. No caso da constipação funcional crônica o tratamento envolve desde a correção comportamental até a administração de medicamentos e lavagens intestinais.

1. Remédio Caseiro Para Constipação Com Mamão:

É um dos melhores remédios caseiros para aliviar constipação. Ele contém papaína que ajuda na digestão de proteínas e a melhor na absorção dos nutrientes fazendo com que o que não é necessário ao nosso organismo seja eliminado rapidamente, mas cuidado, seu excesso pode causar diarreia.

Veja Também: As 8 Dicas Caseiras Para Emagrecer em 1 Semana!

2. Remédio Caseiro Para Constipação Com Ameixa:

Todo mundo sabe, mas ninguém acredita que a ameixa é um poderoso laxativo natural, apenas uma por dia vai fazer com que você se sinta limpo e leve.

Coloque um copo com água e uma ameixa dentro, tampe e deixe descansar durante a noite, pela manhã tome a água e coma a ameixa em poucas horas o intestino voltará ao normal mas tome cuidado pois o excesso causa diarreia e gases.

Veja Também: Os 12 Remédios Caseiros Para Dor de Barriga!

3. Remédio Caseiro Para Constipação Com Milho Verde:

O milho é um dos alimentos que mais auxiliam na prisão de ventre por ser riquíssimo em fibras, o melhor é cozinhar o milho fresco e comer. O enlatado também é bom, só é necessário cuidado, pois por ser conserva tem maior quantidade de sal, muito bom para os celíacos, pois é rico em carboidratos e não contem glúten.

4. Remédio Caseiro Para Constipação Com Farinha de Aveia:

A aveia é um cereal pouco processado e, por isso, contém uma grande quantidade de fibras. Além disso, é excelente fonte de vitaminas e carboidratos, uma xícara de leite com duas colheres de sopa são suficientes para manter o intestino saudável, você pode também fazer um mingau de aveia usando uma xícara de leite, três colheres de farinha de aveia e uma colher de açúcar, leve ao fogo até engrossar e pronto.

Veja Também: As 10 Receitas Para Acabar com a Cólica!

5. Remédio Caseiro Para Constipação Com Couve:

A couve é uma excelente aliada no bom funcionamento do intestino, para que ela desempenhe seu papel deve-se ingerir crua ou levemente refogada ou também em forma de suco que além das fibras tem água que também é importante na digestão e trânsito intestinal.

Para fazer o suco verde é necessário 2 folhas de couve lisa, 2 folhas de couve-de-bruxelas, 1 rama de couve-flor, 1 rama de brócolis, 4 cenouras, 1 maçã pequena com casca e 1 copo de suco de laranja, bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce com mel. O suco pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes e está pronto.

Tratar a Constipacao

6. Remédio Caseiro Para Constipação Com Melaço de Cana:

O melaço de cana tem um efeito levemente laxativo, indicado para crianças, pois não contém químicos e medicamentos que destroem a flora intestinal. Possui grandes quantidades de vitaminas e minerais e é rico em magnésio, que é muito importante para o intestino, recomenda-se tomar uma colher de chá de melaço, mas se for muito forte o sabor você deve adicionar uma xícara de água morna ou chá para diluir o sabor mas não exagere pois pode causar diarreia.

Veja Também: As 13 Formas de Aliviar o Estresse Naturalmente!

7. Remédio Caseiro Para Constipação Com as Fibras:

As fibras alimentares podem ser encontradas em muitos grupos de alimentos, ela auxilia na prevenção da constipação intestinal e reduz o tempo de trânsito intestinal. Quanto mais lento o processo maior o risco de doenças, como diverticulite e hemorroidas, a função das fibras fica melhor se junto com as elas houver uma maior ingestão de água também.

As fibras podem ser encontradas em feijões, sementes e cereais, batata doce, frutas (se consumidas com casca é melhor ainda) brócolis, alcachofra, aveia, farelo de trigo, cereal matinal e alimentos integrais.

Veja Também: Como Eliminar Calos dos Pés em Casa!

8. Remédio Caseiro Para Constipação Com Suco de Limão:

O limão é extremamente poderoso para o organismo, seu suco faz com que as paredes do cólon se limpem de forma natural. Esprema um limão e misture com um copo de água morna, tomar 1 copo cheio logo ao acordar, você deverá ficar pelo menos 20 minutos sem comer mais nada.

Veja Também: Os 12 Remédios Caseiros Para Tratar a Anemia!

9. Remédio Caseiro Para Constipação Com Azeites e Óleos:

Os óleos e azeites são semelhante aos remédios para prisão de ventre, eles estimulam o sistema digestivo e se for tomados regularmente podem impedir o intestino preso.

O azeite de oliva deve ser tomado em jejum para que o trânsito intestinal se ative e estimule o sistema digestivo. Tome uma colher de sopa de azeite, se preferir misture ao suco de limão.

O óleo de linhaça também é muito bom para o bom funcionamento do intestino, deve-se tomar uma colher de sopa de óleo de linhaça misturado a um copo de suco de laranja com a polpa isso resolverá seu problema de constipação.

Veja Também: Os 12 Remédios Caseiros Para Insônia!

10. Remédio Caseiro Para Constipação Com Chás:

Alguns chás são grandes Remédios Caseiros Para Constipação porque tem poder de amenizar as dores causadas pelos gases, o chá de Cascara sagrada é muito bom, prepare 0,5 g da casca da Cascara sagrada, 150 mL (uma xícara de chá) de água, adicione a casca da Cascara sagrada na água e leve ao fogo, deixando ferver por cerca de cinco a dez minutos, beber de meia a uma xícara de chá antes de se deitar.

Outros chás muito bons são quebra-pedra, folhas de abacateiro, cana do brejo, folhas de bardana, chá verde/banchá, hortelã, sementes de habú, raiz de dente de leão, genciana, raiz de alface, ruibarbo, raiz de sabugueiro, sementes de linhaça e sementes de melancias.

Veja Também: Os 12 Remédios Caseiros Para Estresse!

11. Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação com Figos:

Os figos são muito ricos em fibras e agem como um laxante natural. Os figos são ricos em antocianinas e polifenóis. É usado na medicina tradicional para distúrbios gastrointestinais e inflamatórios. Aqueles que sofrem de Constipação crônica devem incluir figos em sua dieta. Para o tratamento da Constipação, podem ser usados ​​tanto figos frescos como secos.

  • Tome duas a três amêndoas e figos secos;
  • Mergulhe-os na água por algumas horas;
  • Descasque as amêndoas e triture os ingredientes;
  • Tome esta pasta com uma colher de sopa de mel durante a noite.

12.Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação com Sementes de chia:

As sementes de chia funcionam da mesma maneira que a linhaça.

  • Quando você as coloca na água, elas liberam a fibra, que tem uma consistência gelatinosa.
  • Isso gera uma ação de limpeza profunda em todo o trato digestivo, sem irritar o intestino.

13. Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação com Aloe Vera ou Babosa:

A babosa, também chamada de aloe vera, é um poderoso remédio caseiro para intestino preso.

Você deve usar a babosa natural mesmo, retirando o gel de dentro da folha da babosa, veja como é fácil fazer esta super dica caseira :

Veja Também: As 12 Dicas de Receitas Caseiras Para Curar a Dor de Ouvido.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de gel da babosa
  • 1 copo de suco de sua preferência

MODO DE PREPARO:

  • Basta o gel da babosa, junto com seu suco preferido e tome normalmente.

14. Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação com Sal de Epson ou Sal Amargo:

O Sal de Epson é super fácil de encontrar, tem um preço bem em conta, e é um excelente remédio para intestino preso.

Ele também contém o magnésio, que ajuda a melhorar a contração dos músculos do intestino, tornando mais fácil a evacuação.

Veja Também: Os 12 Alimentos Saudáveis Para Artrite!

Veja como é fácil usar o Sal de Epson ou Sal Amargo:

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de chá de Sal de Epsom.
  • 1 copo de água.

MODO DE PREPARO:

  • Misture o Sal de Epsom na água , até dissolver bem.
  • Tome esta mistura e aguarde , se dentro de 4 horas seu intestino não funcionar, repita a dose.
  • Se for fazer esta dica para crianças , use apenas 1/2 de chá do sal de Epsom.

15. Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação com Chá de Dente de Leão:

O chá de dente de leão é um poderoso remédio natural para intestino preso, que você deve fazer em sua casa para poder melhorar seu trânsito intestinal .

E super fácil de fazer o chá de dente de leão, veja .

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de chá de folhas secas de dente de leão
  • 1 xícara de água fervente

MODO DE PREPARO:

  • Coloque as folhas de dente de leão em uma xícara, e despeje água fervente sobre elas.
  • Tampe a xícara e deixe abafado por 10 minutos.
  • Tome este chá 3 vezes ao dia.

xarope para tratar a Tratar a Constipacao

Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Aumentar a Libido Naturalmente!

16. Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação com Suco de Ameixa:

INGREDIENTES:

  • 2 copos de suco de ameixa.

O Que Você Tem que Fazer:

  • Beba um copo de manhã e um de noite.
  • Você também pode comer algumas ameixas em vez de beber o suco.
  • Quando você precisa fazer isso
  • Fazer isso por um dia dará alívio imediato da constipação.

Como Isso Funciona: As ameixas secas são ricas em fibras que facilita a passagem das fezes. Elas também contêm isidina de dihidroxifenilo que acelera o funcionamento do cólon. Importantes vitaminas e minerais também estão presentes, e também possui propriedades antioxidantes.

Cuidado: Deixe o primeiro copo de suco passar pelo sistema digestivo antes do outro. Um pela manhã e um à noite funcionam bem. Caso não tenha espaço suficiente, o excesso de suco de ameixa no sistema pode causar diarreia.

17. Remédios Caseiros Para Tratar a Constipação com Leite de Magnésia.

INGREDIENTE:

  • 240 ml de líquido citrato de magnésio ou 2 colheres de sopa de leite de magnésia.
  • Água ou suco

O Que Você Tem que Fazer:

Misture o citrato de magnésio num copo de água ou suco e beba-o. Você conseguirá alívio da constipação dentro de algumas horas.
Caso não consiga encontrar citrato de magnésio , você também pode usar leite de magnésia para tratamento da constipação. Misture duas colheres de sopa com um copo de água e beba antes de ir para a cama. Quando Você Precisa Fazer Isso: Beber citrato de magnésio uma vez pode aliviar as fezes da constipação. Para usar o leite de magnésia como remédio, beba antes da hora de dormir durante alguns dias.

Como Isso Funciona:

Citrato de magnésio e leite de magnésia têm o mesmo mecanismo para aliviar a constipação. Ao passar por seu sistema digestivo, esses compostos puxam a água para dentro dos intestinos. O excesso de água suaviza as fezes secas e também cria pressão, resultando em contrações musculares que empurram a matéria fecal para fora. O leite de magnésia foi provado como seguro para uso em crianças.

Cuidado: Os compostos de magnésio podem causar desidratação. Beba bastante água depois de consumi-lo. Além disso, a diarreia é vista em alguns indivíduos. Caso possua um sistema digestivo sensível, consulte seu médico antes de usar este remédio caseiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.